top of page

15/08/2018

Manejo de animais selvagens em cativeiro

Méd. Vet. Lauro Soares (Zoológico de Bauru).

 

O minicurso abordará as funções de um zoológico moderno, a história e evolução destas instituições durante os séculos. O material que será apresentado visa, também, demonstrar a rotina diária, estrutura e manejo de seus animais.

Necropsia Parasitológica

Doutoranda Gabriela Pala (UNESP/Jaboticabal).


Definição de micro e macro parasitas. Apresentação dos indicadores ecológicos de infecção. Fundamentação anatômica da necropsia parasitológica. Necropsia parasitológica.

Anidrobiose

Prof. Dr. Tiago Campos Pereira (USP/Ribeirão Preto). 

 

Anidrobiose é um estado intermediário entre a vida e a morte. Trata-se de um fenômeno singular na biologia, em que se observa um verdadeiro estado de animação suspensa (literalmente). Organismos em anidrobiose não apresentam metabolismo, portanto não estão vivos, mas também não estão mortos, pois podem voltar à vida. Adicionalmente, uma vez em anidrobiose, estes seres toleram diversos tipos de estresse extremo: temperaturas próximas a zero Kelvin, radiação X e UV, pressão hidrostática, entre outros. Neste minicurso veremos detalhadamente quais organismos são capazes de entrar em anidrobiose, o histórico desta área de pesquisa, suas aplicações biotecnológicas na agricultura e medicina, genes e proteínas associados com o processo e alguns outros aspectos surpreendentes associados à anidrobiose.  

Situações de Equilíbrio

Prof. Dr. Fábio de Melo Sene (USP/Ribeirão Preto).

Inicialmente será feita uma exposição oral sobre o Teorema de Hardy-Weinberg (40 min) e na sequência serão realizados experimentos práticos sobre o assunto. Para que uma população seja considerada em equilíbrio, de acordo com o teorema de Hardy-Weinbeg, deve apresentar as seguintes características: ser infinitamente grande; panmítica; sem ocorrência de mutação, migração e seleção. Nessas condições, tanto as frequências gênicas como as genotípicas permanecem constantes ao longo das gerações. A aplicação desse teorema, para estudos genéticos populacionais, infere uma hipótese nula para testar se as populações, em estudo, estão em equilíbrio. O primeiro exercício constará de uma simulação para demonstrar o equilíbrio de Hardy-Weinberg. Essa simulação difere, das práticas usuais, por utilizar cubos de 6 faces, que permitem simular cinco populações com diferentes configurações de frequências gênicas iniciais. Como para cada população foi feita uma réplica, o experimento é feito com 10 populações. A análise dos resultados dos sorteios da composição genotípica da geração 1 de cada uma das populações permite o entendimento do equilíbrio estudado. Como o tamanho das amostras de cada população é 100, a fragmentação da amostra de 10 em 10, à medida que ocorre o sorteio, permite vislumbrar o efeito da deriva genética em amostras pequenas (duração 1 hora). No segundo exercício será analisado o efeito da Seleção Natural sobre a frequência gênica das populações, simulando a predação sobre uma população polimórfica de borboletas e será assumido que, nas borboletas, a cor VERMELHA é dominante em relação à AMARELA. Para que a ação da Seleção Natural seja destacada, será considerado que os outros fatores evolutivos não estão interferindo. (1 hora).

16/08/2018

Otimização de protocolos para o estudo de Quorum sensing

Prof. Dr. Marcos Pileggi (UEPG/Ponta Grossa).

 

O conceito de biorremediação se baseia no potencial de degradação de contaminantes ambientais por microrganismos. Neste minicurso serão discutidas as limitações deste sistema e possíveis alternativas para se aumentar a eficiência deste processo. Serão abordados temas como opapel de biofilmes como agentes estruturantes de comunidades microbianas, a comunicação entre bactérias por meio do Quorum Sensing, biodegradação por consórcios bacterianos e biofiltros. Problemas sobre diversidade metabólica em bactérias serão apresentados para a audiência, que deverá apresentar possíveis soluções por meio de debates e busca de informações.

Cronobiologia Humana

Prof. Fernando Mazzillee Louzada (UFPR/Curitiba).

Como os chamados "relógios biológicos" regulam o tempo de nossas vidas? E o nosso sono? O que os genes têm a ver com isso? Como alterações nesses relógios podem afetar nossa saúde? Pretendemos responder essas e outras perguntas durante o mini-curso.

Diversidade, Ecologia e Conservação de Peixes

Biólogo Ms. Raul H. C. Nascimento (UEL/Londrina).

 

O minicurso foi pensado para ser uma experiencia teórico-prática. Inicialmente, será apresentada uma introdução geral sobre a diversidade de peixes, assim como as principais características e representantes dos grandes grupos. Também serão abordados aspectos biogeográficos e ecológicos, principalmente das espécies neotropicais, apresentando informações para a conservação dessas espécies. Serão apresentadas as principais metodologias (tradicionais e atuais) utilizadas em estudos ictiológicos, as quais serão executadas em uma aula de campo em um riacho local.  

Cultura de células humanas

Profª. Dra. Giuliana Castello Coatti (UEL/Londrina - UENP/Bandeirantes).

 

Este é um minicurso teórico com demonstrações práticas relacionado ao cultivo de células humanas em laboratório. Serão abordados temas como a aquisição/obtenção de linhagens celulares, bem como o armazenamento e manejo das mesmas para experimentação in vitro. 

bottom of page